Total de visualizações de página

domingo, 17 de outubro de 2010

Bullying: O exercicio da intimidação



A menina magricela chamam de "Olivia Palito"; ao gordinho de "baleia" ou "orca"; ao outro que começou a usar óculos , chamam de "quatro-olhos" ou "nerd". Será que não há lugar para o respeito pelas caracteristicas e pelos sentimentos de cada um ?

Eu sei o que é Bullying

Depoimento 1 : "Tem um menino da 3ª série que vive me ameaçando, pedindo dinheiro e lanche . Ele me bateu na saída. Ele me cobrava R$1,00. Um dia, eu entrei na escola, e ele me bateu na classe e também me cobrou R$1,50. Se eu não desse o dinheiro, ele me batia na saída. Então eu corri e contei para o diretor que ele queria me bater na rua e na entrada. Ele me bateu o agora cobre R$2,50 e fica me ameaçando..."(aluno da 3ª série, 9 anos)

Depoimento 2 : "Minha vida escola é muito ruim porque os meninos me colocaram um apelido que me deixa magoada. Queriaa resolver isso, mas não consigo. Finjo que não ligo, mas não adinta nada, de qualuqer jeito eles me xingam. Não sei o que fazer, falei para a professora, mas eles continuam assim mesmo..."(aluna da 4ª série, 10 anos)

Depoimento 3 : "Minha vida na escola é muito triste porque os meus colegas me colocam apelidos de que não gosto. Me chamam de 'sarnenta', 'feia', 'piolhenta' e outras coisas. Gostaria que parassem com isso, não aguento mais tanta humilhação..."(aluna da 5ª série, 11 anos)

Depoimento 4 : "Não vou mentir, meus colegas me tratam muito mal, com violência verbal, porém, quanto mais me tratam mal, mais ue tenho rancor dos meus companheiros da escola. Sou caluniado porque tiro sempre notas boas e, se contar para os professores ou para a direção, eles falam uqe vão me pegar. Por isso, fico quieto..."(aluno da 6ª série, 12 anos)

BULLYING NÃO TEM A MENOR GRAÇA

Você já foi alvo de gozação ou viu alguém sendo sacaneado constantemente ? Não era brincadeira. Era o bullying em ação.

A Palavra

Sem tradução para o português, bullying é toda a agrssão feita com a intenção de machucar outra pessoa ou até um turma inteira. Mas, para ser considerado bullying de verdade, também é preciso que essa atitude agressiva se repita uma porção de vezes. Sabe aquele garoto que fica gozando do colega todo santo dia, fazendo piadinhas infelizes a respeito da orelha de abano do garoto? Pois essa atitude grosseira, repetitiva, disfarçada de brincadeira, é o tal de bullying. Mas esse comportamento vai além dos apelidos maldosos. Ele também é uma caracteristica de quem gosta de ofender, humilhar, discriminar, intimidar, anfim, de quem se diverte fazendo tudo o que faça um menina (ou o menino) sofrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário